terça-feira, 29 de setembro de 2009

O show da naturalidade da Beyoncé brasileira

Estava eu hoje navegando a toa no Youtube e me deparo com o vídeo das Single Ladies brasileiras, que foi a prova do Lata Velha, no programa do Huck deste sábado.


Levando em conta que eu ainda acabei de voltar da academia, não pude deixar de escrever sobre esse tema, a ditadura da beleza. Sei que é muito cliché, mas sério, eu me senti muito feliz pelas dançarinas amadoras do clipe.
Feliz porque as curvas de Luana, a sósia de Beyoncé, não são nem um pouco parecidas com as da ídola, e nem por isso ela deixou de ter sua sensualidade. Claro, elas ainda dançaram um pouco "travadas", mas elas tiveram somente seis dias de ensaios... E olha o show que elas deram no palco!

Eu vou à academia não só pelas razões óbvias de me exercitar. A outra razão por que eu vou para lá é para rir da ironia do lugar: toda academia tem pelo menos um cara que gosta de aparecer, levantando pesos humanamente impossíveis, com uma postura péssima e muita velocidade. Mais errado, impossível. Normalmente, eles só são muito fortes da cintura pra cima, sendo as pernas tão finas quanto o meu pulso. É evidente que eles não conseguiram a forma física de maneiras naturais. O pior de tudo é que existem pessoas que têm inveja disso.
Não, não tenho um pingo de inveja deles. Antes que vocês me chamem de invejoso, quero falar que meu treino é de condicionamento físico, ou seja, não quero ficar "marombado". Eu não acho que eu ficaria... bem - por assim dizer. Eu só treino para manter a forma de barril. Redonda não deixa de ser uma forma, não é verdade?

Tá, e o que tem a ver a Luana, a Beyoncé brasileira, os marombados da academia e eu?
Elas fizeram uma apresentação maravilhosa, mesmo que não sigam os famigerados padrões de beleza. Os marombados vão na contramão, submetendo-se a tratamentos altamente duvidosos em busca do "corpo perfeito".
Eu sigo o meu conceito de beleza. Aliás, eu acho um paradoxo falar em padrão de beleza - cada pessoa apresenta a sua, não há como se falar em padronização. A beleza está exatamente nas particularidades que formam o conjunto: um olhar poderoso em uma sobrancelha fina, ou um olhar inocente que clama por amor? Lábios carnudos que ocultam o sorriso, ou lábios estreitos que são uma moldura para a obra de arte da demonstração da alegria? Faça as combinações possíveis e terá rostos belíssimos.
Beleza está intimamente ligada à satisfação pessoal. A beleza é a eterna busca pela felicidade. Ser belo é saber irradiar a felicidade. Ser belo é saber cuidar de si com naturalidade. Infelizmente, existe a questão da pressão social que gera insatisfação nas mentes mais "fracas", que até distorce esse conceito. Ser belo é consequência de ser feliz. Não se submeter a fazer inversão - buscar a beleza para ser feliz - é crucial para não se tornar uma pessoa viciada em "padrões", que não existem.

Nenhum comentário: