quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Planos para a noite #2 - O menu certo

Segundo texto da série da minha "boa noite", hoje vou falar do cardápio da noite. Não, seus pervertidos, eu estou falando dos preparativos para o que comer. Estou falando em preparar uma refeição, não o que vocês pensaram.
Ah, não adiantou muito, 'tá bom, eu desisto. Vá lendo que é melhor para eu me esclarecer!
Esses preparativos não são para iniciantes na cozinha - um pouco de dotes culinários é pré-requisito.
Ih, aí pegou! 'tá, eu não sou chef profissional, mas também não sou daqueles que têm um extintor de incêndio na cozinha, "só por precaução". Aliás, um homem que sabe cozinhar de verdade deve ser encantador para as mulheres, não é mesmo? Não pelo ato em si, e sim por demonstrar que ele é cuidadoso, que tem a sutileza necessária para apreciar uma boa comida, e que aceita se arriscar - por que não? - para agradar sua beloved one. Quer uma declaração maior que essa?
Sugestões de pratos? Não posso dar, até porque há muitas variáveis que podem interferir na escolha, desde gostos até reações alérgicas. Sites de receitas estão aos montes aí para quem quiser procurar.
Eu me arrisco de vez em quando a fazer umas receitas de internet e todas deram certo até hoje. Minha última foi um mousse de damasco - divino, super fácil de fazer, versão diet/light disponível e impressionantemente barata, pois não usa tanto da fruta seca a ponto de encarecer a receita. Recomendo!
Um dos critérios que eu utilizaria nessa ocasião é a facilidade de preparo. 'Tá, eu vou querer impressionar, mas não preciso preparar "O" banquete, até porque assustaria e daria trabalho que não vale o esforço, a ponto de atrapalhar.
Outro critério importantíssimo é o "efeito de memória" do prato. Efeito de memória? Que diabos é isso? Exemplos de pratos bons para a memória são aqueles que têm como ingredientes alho, cebola, alguns peixes, alguns queijos, cortes de carne muito gordurosos, temperos muito marcantes, etc., e que devem ser evitados, por razões óbvias. Tudo bem que eu quero lembrar o momento a dois, mas não pelo que eu comi!
Escolhido o prato, eu pensaria em uma bebida para acompanhar. Vinhos são clássicos indeléveis e indiscutivelmente a melhor opção. No entanto, não é qualquer vinho com qualquer prato. Não é preciso dar uma de enochato enólogo para saber combinar um prato a um bom vinho. Regrinha básica: tão mais tinto e seco quanto mais vermelho o prato. Entendeu? Exemplifico: carnes brancas com vinhos brancos e suaves, carnes vermelhas e massas com vinho tinto e seco, got it? Na dúvida, eu perguntaria ao vendedor da adega.
Sobremesa é algo complicado de se fazer com maestria. Morangos ao chantili são suficientes para os precavidos. Querendo arriscar, eu buscaria em sites de receita, sempre me lembrando do princípio de descomplicação culinária.
Uma ideia legal seria que os dois preparassem o menu juntos. Uma troca de olhares mais picantes são o tempero ideal para a refeição - e para a noite. Pô, mas ela não sabe nem fazer gelo! Não importa, pelo menos manusear uma faca sem precisar ligar para a emergência médica já está ótimo. Quero que ela se sinta parte do momento; fazer ela ficar olhando, fazendo nada, com certeza não é a melhor maneira para isso.
Velas? Très romantiques, mas eu as guardaria para outra ocasião, quando já formos mais íntimos. Mas uma iluminação mais ... faded cairia bem. Bom, talvez eu reconsidere as velas.
Fato rápido: eu tentaria, com muito esforço, não me mostrar nervoso ou ansioso porque eu quero que dê certo. Passaria a impressão de insegurança. É até para dar o ar da graça se der errado.


Eu sempre me lembro dessa música quando alguma coisa dá errado na cozinha!

Finalmente, colocar a mesa. Toda essa obra de arte é dos dois, e os dois merecem expô-la e admirá-la. Uma boa conversa: sobre nós, sobre coisas simples. Esqueço que existe o mundo lá fora, e tudo se resume aos brilhos nos olhares que se cruzam, nas bocas que se movem em sintonia. Os paladares sentem o sabor depurado do tempero do desejo, principal ingrediente do prato.
O calor do vinho sobe às maçãs do rosto. Um sorriso de menino estampa meu rosto, refletindo meu fogo interior. Meus olhos sedentos escancaram meu desejo de homem. O perfume lancinante da sua nuca atrai irresistivelmente meu corpo ao seu... um abraço por trás, um encontro de bocas tão intenso que não se sabe quando aconteceu.
My stomach is filled with butterflies. My heart beats so close to yours... sincronizados, acelerados, loucos um pelo outro...

Nenhum comentário: