segunda-feira, 14 de setembro de 2009

L'hommage à l'amie

Não há data certa para o começo de uma amizade, ao contrário de alguns casais que celebram as datas do primeiro beijo, do pedido oficial, da primeira vez... A única coisa de que me lembro é de estudarmos desde os tempos da escola, e de reencontrarmos no fim do colegial, intensificando nossa amizade ao limiar da falta de respeito - existe coisa mais devastadora que a intimidade?
Quanto nós rimos juntos? Nossa, perdi a conta. Rir dos surtos cômicos dos professores, rir das pessoas na rua, rir dos colegas, rir - principalmente - de mim mesmo e dela mesma... Era a expressão máxima - no volume inclusive - da nossa união e da nossa cumplicidade.
Ouvi muito chororô, fui ombro amigo, peito aberto. Capacho emocional? Não... eu digo que foi exatamente por ter essa amizade é que hoje eu sou o que sou - defeitos inclusos (no bom sentido). Não, não estou reclamando - agora sim, eu olho para trás e vejo o quanto "a crise de hoje é a piada de amanhã":
Se sou tímido demais, era por me sentir constrangido pelas vezes em que eu era o motivo da piada. Agora eu vejo a falta de tolerância do meu constrangimento, e enxergo a habilidade de ser o motivo da piada e, ao mesmo tempo, rir dela.
Se tento ser um romântico, é porque eu sempre ouvia sua opinião feminina, tentando ser o que eu achava que poderia ser melhor para as possíveis vítimas que morariam aqui nesse bobo do lado esquerdo.
Se, por me esculpir um romântico enrustido, eu sou um fracasso na vida amorosa, ela estava, está e estará lá para me ouvir sempre, e elogiar a intensidade dos meus sentimentos, e da capacidade de expressá-los em textos.
Se nossa amizade estava "balançada" por qualquer coisa que fosse, estávamos lá para a discutirmos - sim, já tive lá minhas DRs! - e hoje estamos onde estamos: eu, escrevendo sobre nós agora; ela, sabendo de várias histórias minhas...
Se hoje eu estou aqui, dedicando um post exclusivamente a ela, na data de seu aniversário, em um dia atarefadíssimo, tendo que pensar em uma viagem que vou fazer amanhã, é porque ela faz parte da minha vida.

Mais que amizade, eu vos digo: eu a amo. E tenho certeza de que ela não me interpretará mal.
Se sou o que sou hoje, eu devo tudo isso a ela.
Obrigado por tudo.

Um comentário:

Tássia disse...

Indescritivelmente feliz... Obrigada meu amigo... Nossa amizade é tesouro que carrego sempre e pra sempre... Te amo