sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Texto enjoadinho


Juro que não forjei este post lendo antes isso -- foi pura concidência eu ter postado o Ahumor hoje e eu visitar o site e ler essa crônica. E, claro, me motivei a discuti-la.
Confesso que me prendi até o fim! Muito bem-escrita, deixando aquele gostinho de curiosidade... Por mais que o autor tenha sido rechaçado nos comentários, eu preciso confessar uma coisa: ele está certo. Felizmente ou infelizmente, daí fica a critério de cada um.
[Leia o texto linkado antes porque vou fazer spoils!] Eu acho que é felizmente que Sall, autor do texto, está certo. Entendi que ele quis dizer que o casamento é uma "morte", mas tinha que existir umas vivalmas que interpretariam essa morte como o término de uma vida de gandaia solteiro, e xingaram o autor de todas as formas, alegando machismo da parte dele.


Imagine só, em vez da marcha nupcial, a fúnebre!

No tarô, a carta número 13 é a carta da morte. Ela não significa a morte em si. Na verdade, ela está relacionada também à renovação, ao rejuvenescimento. É esse tipo de morte que o autor quis dizer, eu acho, mesmo que eu não saiba se ele entenda de tarô eu não entendo. O casamento é uma revolução na vida de qualquer pessoa. É uma nova vida. E, para essa nova vida, é preciso "morrer" antes. Já diz um provérbio que cada escolha é uma renúncia.
Desculpe-me o empréstimo, Vinicius de Moraes, mas é totalmente cabível:

Esposa... esposa?
Melhor não tê-la!
Mas se não tê-la,
Como sabê-la?


Ninguém casa sem querer fazê-lo, conforme eu mesmo disse no meu primeiro Ahumor. Todo mundo reclama do comodismo que os anos de casamento trazem; no entanto, continuam casados. Se o sacripanta quis "morrer", a opção foi dele, oras. Ninguém pode ter duas vidas.


Um comentário:

Tássia disse...

hahahaha... E num é? ...Falou e disse amigo! Pois a morte diante o altar é em prol de uma vida longa! Não há nada mais saudável que amar e o amor, compania de uma escolhida mulher, distância da vida escancaradamente mundana, saudade do já vivido! Só fico mesmo pensando é na morte feminina em um mesmo contexto... Porque ela indiscutivelmente tb EXISTE!"O casamento é uma revolução na vida de qualquer pessoa. É uma nova vida. E, para essa nova vida, é preciso "morrer" antes"... E vai dizer q as mulheres tb não se divertem no pagode aos sábados, "feijuca" com os amigos e noitadas de sorrisos e sabores? ...AQUI JAZ! ;) AMO teee