quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Comidas e pegadas: o paladar alimentando o coração

Adoro cozinhar, sabe? Não sou lá tão íntimo dos utensílios de cozinha, mas é relaxante, quase terapêutico. O segredo de uma ótima refeição são os detalhes: aparência, bons ingredientes, aquela medida que só dá certo se a gente faz e aprende "na mão" (sempre que eu cozinho medindo "tantas xícaras disso, tantas colheres daquilo", dá errado; é incrível!). Muito se aprende só com a experiência, muito pode ser lido ou aprendido pelo que ouvimos dos outros, mas uma coisa é certa: o que garante a unicidade de um sabor é aquele toque que reflete a felicidade de quem prepara a refeição. Já diria aquela propaganda: o segredo é o amor.

A adstringência inaugura o paladar -- as notas acentuadas de um bom vinho são convidativas para um momento a dois. O bouquet clama por ser inalado, o perfume exalado do colo convida uma cabeça para repousar ali. O calor do vinho subindo às maçãs do rosto, uma embriaguez leve, que faz esquecer o mundo, louco mundo. Só existem nós dois. Aqui. Agora. Para sempre.
Sal é essencial -- aquela pitadinha de ciúmes é saudável, e não mata ninguém. Aliás, é necessária. A sensação de "eu te quero só pra mim, tá bom?" é indescritível.
Pimenta é ótima também -- capsaicina combina com vários pratos, desde carnes até chocolates. Um olhar eu-quero-te-comer-agora, aquela pegada máscula e inesperada, forte, mas não bruta. Breathtaking. Ela pede mais e mais, com os olhos lânguidos. Olhos que se entregam, bocas sedentas que clamam pelo encontro, corpos maliciosos que clamam pelo encontro...
Fogo, então, nem se fala! Rara e sem-graça a receita que não vai ao fogo. Meus braços que se enlaçam em seu dorso nu, os seus que enlaçam meu pescoço, mãos puxando meus cabelos, seu corpo de mulher pedindo pelo meu corpo de homem...
Doce é bom -- é o sabor que mais se destaca; a sobremesa encerra uma refeição completa. Um carinho, demonstração sublime de amor, daquela que nos deixa light-hearted. Os corpos se encaixam e se declaram, exauridos. Satisfeitos. Unidos.

Nenhum comentário: