domingo, 2 de maio de 2010

O novo Gringo #3: O reciclo pós-reator químico

Sempre fiquei meio down quando eu ouvia meus colegas contando dos estágios deles nas empresas. E eu, por birra, não quis fazer estágio em indústria.
Agora sim eu entendo que, ao contrário do que eu pensava, devia me orgulhar - e muito! - da minha escolha.

Sorry, minha vez de ser técnico na minha área.
Todo processo químico se baseia em 3 etapas básicas: preparo de matéria-prima, reação química e separação de produtos. Nessa última etapa, ocorre a separação de matéria-prima que não pôde ser aproveitada numa primeira etapa e, por isso, volta ao processo. Isso garante que as conversões sejam mais altas e que não haja desperdício de material.
Sou a matéria-prima que retorna ao reator para aumentar a conversão final. Sou o aluno que retorna aos estudos, para o processo de formação de novos engenheiros tenha maior qualidade.

Nunca mais vou ficar down ao pensar que não fui pra indústria. E ainda vou dar risada interna de quem se ilude com o trabalho na indústria, se sentindo "o" engenheiro fodástico.
Se ele é um produto final, eu sou o reciclo que garantiu a alta conversão final. Coitados, vivendo a alegria da inocência.

Ha. Ha. Ha.

Nenhum comentário: